terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Supersônico Tu-144

Um avião guardado no quintal

O avião do modelo TU-144 sigla CCOP 77-107 pode ser visto por todos os moradores da cidade de Kazan, na Rússia, próximo ao sexto edifício da Universidade. Em 1985, o transportaram do aeroporto até onde hoje ele se encontra, e retirar dali essas 80 tolenadas alertam os especialistas sobre a viabilidade e os riscos de "arrastar" essa carcaça pelos quilômetros das ruas da cidade. No entanto, todos afirmam que essa é somente uma idéia.

Uma grande raridade - O exemplar de aeronave supersônico (77107) para tráfego de passageiros produzido pela União Soviética é um dos sete existentes (foram construídos 16, e 7 restantes foram descartados após o encerramento do programa em que eram utilizados, em 1978). Os demais exemplares se encontram: expostos nos museus de Monino e Ulyanovsk; outros dois estão na cidade de Zhukovsky - uma luta por sua preservação em um clube de heróis e o outro foi apreendido por americanos num programa de investigação supersônico; outro foi comprado por cerca de 500 mil dólares pela empresa Tupolev; e o último, vendido para a Alemanha, é o orgulho da exposição no Museu Técnico de Sinsheim.

"77107" foi uma máquina de testes. Seu primeiro vôo foi em 12 de Outubro de 1975 e voou mais cerca de 490 vezes. Em 187 desses vôos foram registrados a velocidade máxima: Duas vezes mais que a velocidade do som!


O avião chegou em Kazan "pelos seus próprios meios" em 29 de março de 1985 e em uma noite de agosto transportado até a Universidade... quando amanheceu, o avião já estava posicionado, e uma multidão admirava e registrava o exemplar. E hoje tem diversas fotos antigas guardadas por famílias russas e por colecionadores de arquivos e memória. Também nos principais museus aeronáuticos é possível encontrar várias informações da aeronave juntamente com outras tecnologias da época.


Google Street View

Confira no Satélite


Confira no video

Nenhum comentário:

Comentários dos visitantes

Comentários Disqs e blogger


Formulário teclado

notifikasi
close